23 de mai. de 2013

Porque Gattaca é Fucking Awesome





L: Gattaca, aquele filme que eu conhecia de nome porque deve ter passado algumas vezes na TV a cabo desde que ele foi lançado, em 1997. Curiosamente eu só fui descobrir que não era sobre uma femme fatale (a gata que ataca) alienígena (porque eu sabia que era ficção científica) uns dez anos depois. Fui introduzida a ele pela Paola - que achava que o título tinha a ver com catraca - e desde então ele se tornou um dos nossos filmes favoritos.

P: O filme é dos anos 90 e tem uma das melhores construções de futuro que já vi. Ele é simples - sem carros voadores ou as roupas da Lady Gaga - e mostra um dos caminhos mais palpáveis do futuro da ciência, que é a manipulação genética. Na história a discriminação passou de negros, gays, mulheres para o código genético. Tem aqueles que foram programados para serem perfeitos, belos, saudáveis e fortes e os "filhos de Deus", aqueles nascidos da maneira usual. O protagonista, naturalmente, faz parte da classe inferior e quer entrar para a elite de Gattaca (que a gente descobre que é uma espécie de NASA do futuro - e não uma catraca ou uma femme fatale alienígena - onde astronautas suit up). 


Catracas


L: E aí para conseguir entrar para a Gattaca, o nosso querido protagonista Vincent (que passa a maior parte do filme sendo chamado de Jerome) entra em um esquema ilegal de usar a identidade de um bro programado geneticamente. O bro em questão, Jerome (que passa a maior parte do filme sendo chamado de Eugene), estava vendendo a sua identidade porque sofreu um acidente que o deixou paraplégico - e em um mundo de pessoas perfeitas qualquer defeito é inadmissível. Então os dois têm um bromance. Não, sério, rola eles num date num restaurante chique que acaba com o Vincent/Jerome colocando o Jerome/Eugene bêbado na cama; e uma cena em que o Jerome/Eugene sobe uma escadaria tensa se arrastando com os braços pra receber um policial na entrada da casa e acobertar o Vincent/Jerome. Bromance define. Bromance kinky com bonitão inglês paraplégico. Ok, parei.



Bromance



Uma nota sobre paraplégicos:

 
Hollywood nos faz ter a crença de que paraplégicos são super hots. Tudo começou com o carinha daquele seriado Dark Angel:


E ele pegava a Jessica Alba


E então tem o Jake Sully de Avatar:


O futuro tem cadeiras de rodas bem ruins


Claro que não iríamos esquecer do Professor Xavier jovem antes da calvície:


Essa cadeira de rodas parece verdadeira, hein.


Menção honrosa pro Denzel Washington tetraplégico em O Colecionador de Ossos (que casa com a Angelina Jolie no filme - viu, não é só a gente que tem os hots):


E a enfermeira dele era a Queen Latifah



P: Voltando à trama de Gattaca, é tudo muito direto ao ponto. Tem um assassinato dentro de Gattaca e Vincent (não Jerome) acaba como principal suspeito, daí pra frente a ficção científica se mistura com histórias de detetive. Durante todo o filme você torce para que Vincent/Jerome escape e finalmente realize o sonho de ser astronauta.

O final é bom, ele traz uma mensagem bonita e não subestima a inteligência do espectador deixando tudo minimamente explicadinho.


A gata que ataca
 (porque a Uma Thurman está nesse filme, mas não tínhamos nada pra falar sobre a personagem dela)

 

Para finalizar, aí vai uma listinha dos nossos cinco filmes favoritos de ficção científica dos anos 90 (sem ordem específica):

4. Gattaca
5. Matrix

5 comentários:

Luiz Felipe (Matrix) disse...

CLAP CLPA CLAP CLAP CLAP

Unknown disse...

Eu quero ver esse filme NOW *0* Eu sempre culpo meu DNA por tudo, sabe? Mas não ia adiantar pegar o DNA de outra pessoa, porque meus problemas com ele são PRETTY OBVIOUS ¦D

Minas, que bom que vocês fizeram um bloguenho, achei super legal a iniciativa e vocês duas escrevem de um jeito legal de ler, engraçado e dinâmico! :3

Bjs

Diego disse...

Realmente a coisa mais legal de Gattaca é não ter o exagero que o ser humano sempre especula sobre o futuro. Eu assisti esse filme umas boas vezes já, e apesar de mostrar uma sociedade bem carregada, o drama da vontade x genética em relação ao que se pode alcançar ou não, o modo como as amarras sociais parecem tão claras. E depois vem o caso do assassinato, mostrando um pouco como as coisas funcionam do outro lado é bem interessante mesmo. O filme é mesmo bem objetivo em tudo que se propõe, sem ainda perder um pouco da magia, quando o protagonista vislumbra um futuro melhor em outro planeta (que é a única parte que me faz lembrar da Uma Thurman) e o que ele está disposto a fazer para chegar nesse futuro.

E bem, Dark Angel era bem ruinzinho, apesar da Jessica Alba. Avatar foi bem legal, apesar de eu não ter assistido em 3d =\. James McAvoy (acho que é assim que escreve) foda no X-Man First Class.
E o Denzell Washington é foda até quando ele é ruim.

Legal o blog de vocês, vou acompanhar os post. =D

Ah, Quinto Elemento é DEMAIS.
Assim o restante, mas eu assisti tantas vezes que nem juntando todos os outros daria o número que assiste ele haha.

Anônimo disse...

Adoro esse filme! Foi uma boa surpresa quando o vi porque nem sabia do que se tratava. E amei a lista do final também. Quinto Elemento = <3 (Leeloo Dallas Multipass)

Unknown disse...

Gattaca é um dos filmes que mais gosto! Também já vi algumas vezes e se visse passando assistiria de novo. Eu acho estranho esse termo Ficção Científica por achá-lo muito global, não considerando os sentimentos que são transmitidos ao espectador. Claro que acho toda a questão de identidade genética interessante e relevante para a construção do enredo, mas esse filme tem muito mais. Tem o sonho e tudo que uma pessoa é capaz de fazer (e sem prejudicar ninguém diretamente) para alcançá-lo. Não se pode permitir que te definam e que achem que sabem tudo sobre você e realize-se - foi o que o Vincent fez, mas Jerome não conseguiu ir além das expectativas dos outros sobre ele, o que acabou o destruindo. E talvez algo a se falar sobre a personagem da Uma Thurman é que ela se encontrava no meio: não era a mais problemática, da qual não esperam nada, nem a mais perfeita, da qual esperam tudo. E no geral ela tem uma postura um pouco acomodada: não está tão satisfeita com o trabalho, mas é o mais próximo que ela consegue chegar, legalmente, do que ela gostaria de fazer, então é a vida. Ela parece ser a pessoa mais certinha do mundo, mas acoberta quando descobre a verdadeira identidade do Vincent, talvez mais por admiração do que por amor, pelo fato dele não ter medo e correr atrás do que quer. Tive a impressão também que se ela fosse a sucessora do Vincent na missão, ela o teria dedurado. Enfim, acredito talvez que ela seja o personagem mais humano entre os três.