28 de mai. de 2013

Quando quatro anos de espera valem a pena: Além da Escuridão é amor


 
Haters gonna hate

Você percebe o quanto um filme é bom quando não sente o tempo passar. Quando percebi que Star Trek – Além da Escuridão (tem um subtítulo em inglês mesmo, é “Into Darkness”) estava acabando bateu um leve desespero, já tinha passado mais de duas horas e na minha cabeça o filme estava chegando à metade. Quase chorei de emoção com a narração “O espaço, a fronteira final...”.

A narração do trailer já dá um gostinho:

Não sou true fan de Jornada nas Estrelas, não assisti às séries e nem aos filmes. Só assisti ao filme de 2009, já em DVD, mas me encantou de imediato como poucas franquias. Fiquei com uma sensação de tempo perdido, podia ter usado meu tempo livre para nerdices para virar Trekkie. Como não se relacionar com cada personagem da tripulação da USS Enterprise?

Primeiro o capitão 
Kirk: ele é o típico “todo arrumadinho e arrogante [príncipe Achmed] “. Não aceita autoridade ou regras e acha ruim quando é repreendido por isso, mas apesar de tudo é um grande líder e coloca sua tripulação em primeiro lugar. Provavelmente na vida real ele seria aquele amigo birrento que você ama porque está sempre do seu lado te livrando de umas roubadas e te colocando em outras. Isso faz de James T. Kirk um personagem muito carismático, você briga, chora e ri com ele.


Bringing sexy back

Já o primeiro comandante Spock é o oposto. Ele é meio vulcano e meio humano, então tenta sempre seguir a lógica racional de seu planeta de origem e por vezes se passa por frio e até cruel, mas tem o descontrole emocional humano também. Meu tipo de personagem favorito.

O personagem em que as nerd pira: tem namorada

Pausa para falar do bromance:
Spock e Kirk são opostos que se complementam e um não consegue viver sem o outro. Não é à toa que o universo de Star Trek é precursor do que hoje entendemos por fandom (grupo de fãs de alguma coisa) e fan fiction (histórias escritas por fãs), Kirk e Spock vêm se pegando há décadas.


Sai racha

Sendo espertinho e nerd entendido, o diretor JJ Abrams (e equipe) não deixou de explorar um dos casais mais antigos da ficção. Em Além da Escuridão, quase todas as aparições de Kirk e Spock têm algum tipo de dica ou referência pra deixar as fangirls loucas. Foi tão escrachado que até a minha mãe entendeu. Pobre Uhura ficou sobrando.

Por falar na tenente Uhura, palmas para a única mulher relevante da USS Enterprise. Ela é a única pessoa da nave que sabe falar Klingon (spoiler?) e chuta alguns traseiros. É uma pena que por muitas vezes ela seja reduzida à namorada do Spock (devo dizer que é um posto que muitas queriam, inclusive o ciumento Kirk). Outra coisa que eu não entendo é porque o uniforme das mulheres é um vestidinho e uma bota com salto, resquícios machistas dos anos de 1960.

Uniforme pouco prático, mas arrasa

L: Um pequeno parêntese aqui; eu fiquei reparando no filme se todas as mulheres realmente usavam vestido, e vi que aparecem algumas figurantes de calça e camisa de manga comprida. Agora o que define quem usa calças e quem usa vestido deve estar relacionado apenas com o nível de relevância do personagem no filme, porque lógica – para a tristeza dos vulcanos – não parece ter.

Em Além da Escuridão a USS Enterprise ganha uma nova personagem, a Carol “the body”. Ela é daquelas personagens femininas q aparecem para ser possível interesse romântico, encher linguiça e aparecer seminua. Será que um dia Star Trek um dia terá uma Sarah Connor? One can only wish.
PS: Mas que corpo da Carol! Momento How I Met Your Mother.

Jizz in my pants

Para finalizar, Benedict ‘Sherlock’ Cumberbatch.
 

Ele faz o cara que não curte a Frota Estelar, responsável por mandar a galera explorar o espaço e ir audaciosamente até onde nenhuma Adriana jamais Esteves. Só que ele leva a raivinha a extremos e por motivos que são compreensíveis, como os melhores vilões da fantasia e ficção científica. A voz dele dá arrepios. Bento Cucumber é tão bom que ele vai da raiva pra tristeza em um minuto, no mesmo take, e ainda faz todos os atores ficarem melhores. As mina pira.

Aquela voz que dá medinhos e outras coisas:

Menção honrosa para Chekov e Scotty, que vestem vermelho e por isso correm mais riscos de morrer; para Sulu, que tem uma das melhores falas do filme. Sem esquecer do grande médico McCoy [sim, ele é o Éomer], que era para ser importante mas não é, representando o pessimismo Star Wars de ser (“I have a bad feeling about this”) .

Devo dizer ainda que o chefão da Frota Estelar, capitão Marcus, é o Robocop [e a voz do Batman no desenho do Cavaleiro das Trevas do Frank Miller]. Tipo, o cara é foda, você não mexe com ele.


Live long and prosper


Cinco melhores (e mais escrachados) casos de bromance da ficção:

1. Kirk/Spock
2. Holmes/Watson 

3 comentários:

Unknown disse...

Mano, a voz do cara é aquela mesmo, não botaram efeitos em cima? JESUS Eu tenho tara por homem com voz bonita, aí o nigga ainda vem com sotaque omg

Eu tô com ainda mais vontade de assistir Star Trek agora. Mas sempre tive em mente que, se assistisse, iria gostar (referindo-me à série antiga, mesmo).

Silvia disse...

A Uhura falar Klingon não é spoiler não. Ela é a oficial de "comunicação", fala muitos idiomas. A roupa é uma releitura da roupa da série clássica. Lá o vestido era micro e quando a Enterprise era bombardeada e os tripulantes caiam no chão, os meninos (telespectadores) aproveitavam para ver uma calcinha!Sad but true! hehehehehe

Eu gostei do filme. Ele manteve aquela proposta de uma outra linha do tempo para não "estragar" o q já existe. Mas eu dou nota 9 porque o Spock chorou! Na minha opinião ele tinha q ficar devastado, vc tinha q olhar pra cara dele e saber q ele perdeu o melhor amigo mas sem chorar. Enfim, talvez eu esteja esperando o spock do Leonard Nimoy e o spock do Zachary Quinto é um pouco mais emotivo.

Eu recomendo "A Ira de Khan", pra mim é o melhor filme da série clássica! Esse filme mostra como a tripulação original derrotou Khan e por isso o Zachary Quinto pede ajuda ao Leonard Nimoy!!! ;)

E por fim um desabafo: O diretor JJ Abrams traiu o movimento e não vai fazer o terceiro filme! Agora vai se dedicar a franquia Star Wars... $$$ :( :( :(

Anônimo disse...

Eu também nunca fui Trekkie e hoje queria ser. Vi alguns filmes da Nova Geração (Dica: Primeiro Contato é um filme muito bom!) e uma boa quantidade de episódios de Deep Space Nine, mas nunca me aprofundei muito. JJ ressuscitou bem a franquia com um ótimo primeiro filme e um melhor ainda nessa sequência.

PS: Não conhecia o Pepino até esse filme, achei que ele foi um vilão sensacional!